quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA "JESUS CRISTO" A RESSURREIÇÃO

Postado em: "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.

http://youtu.be/hrrTjpqyMMY
 
Quero entender melhor o texto de  Mateus 27:50-54
 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.  Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;  abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;  e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.  O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. (Mateus 27:50-54 RA)

A Bíblia traz diversos acontecimentos e fatos interessantes que não são percebidos senão por aqueles que a amam, e gostam de estuda-la comparando um ensinamento de uma parte com ensinamentos de outras partes.
Como Deus é um só, e não muda, podemos esperar que sua Palavra também não venha a se contradizer. Na verdade o que é ensinado em um lugar é confirmado em outros.

O véu a que se faz referência aqui é o véu do santo para o santíssimo lugar no templo de Herodes ( em Jerusalém).
Por milhares de anos o povo Judeu oferecia cordeiros como uma lembrança que um dia o substituto divino haveria de vir libertando os homens da culpa por seus pecados. O véu do templo se rasgou de alto abaixo por ocasião da morte de Cristo como um gesto divino para lembrar os sacerdotes de que o objeto de todos os símbolos e sacrifícios tinha vindo ao mundo e cumprira o seu papel de substituto.

O véu do templo era pesado. Humanamente não seria possível ele rasgar-se de alto abaixo. Foi um aviso de Deus para os sacerdotes pensarem melhor sobre seus rotineiros sacrifícios.

Após a morte de Cristo as cerimônias de sacrifícios de animais ainda continuaram. Embora os cristãos sabiam que o verdadeiro cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tinha vindo, os Judeus não aceitaram a Jesus como o Messias prometido, e continuaram com estes rituais. Apenas após a destruição do templo de Jerusalém, por exércitos Romanos, é que por motivo de força maior os sacrifícios no Templo deixaram de ser celebrados. Isto nos mostra que Deus envia seus avisos, fala a consciência, mas não obriga ninguém a segui-lo.
João 1:29 ¶ No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Felizmente muitos sacerdotes após a ressurreição de Cristo o aceitaram como Senhor e Deus.
Atos 6:7  Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
Outros por sua vez perseguiram os seguidores de Cristo.
Atos 9:14  e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Quem foram as pessoas que ressuscitaram?
Não sabemos quem foram as pessoas que ressuscitaram.
Mas o objetivo desta ressurreição em grupo provavelmente foi o seguinte. Por influência de sacerdotes e governantes corruptos, os soldados espalharam que Jesus não havia ressuscitado, mas sim que seu corpo fora roubado.
Então Deus providenciou que pessoas falecidas de épocas diversas da história passada ressuscitassem e eles próprios dessem o testemunho de que Jesus realmente havia ressuscitado.
Um detalhe interessante a ser observado é que estas pessoas que foram beneficiadas com esta ressurreição especial apenas saíram dos túmulos quando o próprio Jesus saiu também.
Eles apareceram a muitas pessoas da cidade de Jerusalém. E ficaram algumas horas ou dias falando que Jesus tinha ressuscitado e era o Filho de Deus.
A forma que eles assumiram foi a mesma que Jesus assumiu após ressuscitar, ou seja, em carne e osso. Jesus ressuscitou com um corpo incorruptível mas um corpo real. Ele incentivou alguns discípulos a tocarem nele para confirmarem que ele um ser humano verdadeiro.
Quando Jesus ressuscitou disse a Maria Madalena que ainda não havia ido ter com o Pai.
João 20:17  Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
Estudiosos bíblicos acreditam que quando Jesus foi ao céu para se apresentar como vitorioso contra o mal, estas pessoas que foram ressuscitadas com ele tenham ido também, e lá permanecem.
Jesus retornou. Encontrou-se com seus discípulos como havia falado a Maria Madalena. E após 40 dias subiu ao céu definitivamente.
A segunda vinda de Jesus a este mundo conforme prometida por ele mesmo será para ressuscitar a todos os que o amam e que dormem no pó da terra. Os vivos também serão transformados e receberão um corpo incorruptível. Será uma vinda gloriosa e esplendorosa.
Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. (Marcos 13:26 RA)
Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristoressuscitarão primeiro;  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. (1 Ts 4:15-18 RA)

A ressurreição daquele grupo especial por ocasião da ressurreição de Cristo foi apenas uma demonstração em miniatura daquele grande dia quando todos os que dormem e amam a Cristo serão ressuscitados para morar com ele no seu reino eterno.

Recebi de minha amiga 


Anadir Zanatta (anadirzanatta@hotmail.com)